Instagram

Que merda é essa?

Bar Paz e Amor, 173 – Rua Garcia D’Ávila, esquina com Rua Nascimento Silva, Ipanema

03 de março (domingo)

galeria

clique na foto para ampliar

samba

Paulo do Cavaco, Joana do Gogó, Margarete Sabe Tudo, Flávia 171

ver letra

Lá vem o Ipanema
O bonde que nunca viaja vazio
Atrás, vem o Que Merda é Essa?!
Trazendo as mais lindas cabrochas do Rio

Ipanema não tem mais Zepelim
O tempo das dunas acabou
Que Merda é Essa?! a garota de Ipanema
Chega na praia espremida no metrô

Lá vem o Ipanema….

 

O treze parava bem pertinho
Do lugar pra onde a gente ia
Que Merda é Essa?! você quer descer na Farme
BRS vai parar só na Garcia

Lá vem o Ipanema…

Onde anda aquela Jangadeiro?
Saiu pro mar, ficou doidão, achou uma lata
Que Merda é Essa?! a paz esburacada
Acabou-se nossa praça tão amada

camiseta

personalidades e causos

Um dos causos mais curiosos do “Que Merda” diz respeito ao seu nome. Seus fundadores eram foliões do “Simpatia é Quase Amor” que, para eles, estava se tornando muito grande. Resolveram então buscar uma alternativa para brincar um Carnaval mais tranquilo e “entre amigos”. ... ler mais

Um dos causos mais curiosos do “Que Merda” diz respeito ao seu nome. Seus fundadores eram foliões do “Simpatia é Quase Amor” que, para eles, estava se tornando muito grande. Resolveram então buscar uma alternativa para brincar um Carnaval mais tranquilo e “entre amigos”. Por isso criaram o “Que Merda” e os dois blocos desfilam no mesmo dia, quase na mesma hora, e se encontram na praia de Ipanema.

Talvez esta proximidade tenha gerado a lenda repetidamente contada, e algumas vezes impressa, que diz que o “Que Merda” nasceu de um grupo de foliões embriagados do “Simpatia”, que errou e saiu desfilando na direção oposta à que ia o bloco, se perdendo nas ruas de Ipanema, enquanto os componentes mais sóbrios gritavam inutilmente “Que merda é essa?! O desfile é pra cá!”…

Outro caso também relacionado ao nome é a criação do Seminário Nacional dos Blocos “Que Merda é Essa?!”, também conhecido como “Seminário Quimerdense”. Existem no Brasil muitos blocos com o nome “Que Merda é Essa?!”: no Estado do Rio tem o de Cabo Frio, que é mais antigo que o da capital, e o de Araruama. Recentemente os dirigentes foram procurados no bar Paz e Amor por um cidadão de um subúrbio do Rio, diretor do “Que Merda é Essa?!” de um dos bairros de lá. Ele trazia uma relação de endereços de blocos com o mesmo nome e propôs a ideia.

Há vários anos, a bateria do bloco é de Santa Teresa e comandada pelo mestre PH. São 70 ritmistas profissionais, com surdos, caixas, repeniques, etc., e mais um sem número de ritmistas “agregados”, que chegam à concentração com seus instrumentos para participarem da festa.