Instagram

Simpatia é quase amor

Praça General Osório, Ipanema

23 de fevereiro (sábado) e 03 de março (domingo)

encontre nas redes:

galeria

clique na foto para ampliar

samba

(Bil-Rait Buchecha, Guilherme Vargues, Manuela Trindade e Nina Rosa)

ver letra

Olha que coisa mais linda

Saindo da praça

É o Simpatia que vem e que passa

Doce balanço

A caminho de Iemanjá

A bateria sempre manda o seu recado

E o cachorro engarrafado

Hoje eu trouxe pra sambar

 

Saravá, Mestre Penha

Qual a bossa do momento?

Olha o toque do agogô

Vem garota de Ipanema

Poetinha, tô atento!

Simpatia é quase amor

 

É melhor… ser alegre que ser triste

Carnaval… poesia que resiste

Com o piano que subiu pro além

Tá o branco mais preto

Que outras terras não têm

Eu sou você, o samba é nosso

E de quem vier compor

Os cem anos desse filho de Xangô

ô, ô, ô…

Caí nos braços de Orfeu

De amarelo e lilás

Hoje sou eu e Vinicius de Moraes

camiseta

personalidades e causos

O autor e jornalista João Pimentel, mais conhecido na boêmia carioca como Janjão cita em seu livro “Blocos” (Ed. Dumara, 2002) um trecho de um samba feito pelo saudoso Bussunda que não chegou a ser apresentado em quadra, mas que fazia uma sátira às gatinhas balzaquianas do bloco:

ler mais

O autor e jornalista João Pimentel, mais conhecido na boêmia carioca como Janjão cita em seu livro “Blocos” (Ed. Dumara, 2002) um trecho de um samba feito pelo saudoso Bussunda que não chegou a ser apresentado em quadra, mas que fazia uma sátira às gatinhas balzaquianas do bloco:

Acordei animado para sair no Simpatia
mas as mulher desse bloco têm idade para ser minha tia
como dizia Balzac tem veterano que é craque
eu vou cair na folia…

Bussunda foi eleito, consagrado e nomeado Rei Momo do bloco. Na verdade, a intenção da moçada era lançá-lo Rei Momo do Carnaval carioca. Afinal, todos o achavam talhado para o cargo: além das proporções avantajadas, atributo fundamental para quem ocupa o cargo de soberano do Carnaval, nenhum outro representava tão bem o espírito carioca, com o humor, a generosidade e a simpatia de sua figura. Mas concorrer ao cargo dava trabalho. Assim, a melhor solução foi elegê-lo rei Momo do bloco.

Seu primeiro desfile na nobre função foi no Carnaval da lata, em 1989. O Simpatia mandou fazer uma fantasia especial, com coroa e tudo. Só que, no lugar do tradicional cedro, Bussunda carregava um “baseadão”, em alusão ao conteúdo das famosas latas que fizeram a alegria da rapaziada naquele histórico verão. Para homenagear o humorista falecido em 2006, no carnaval do ano seguinte o bloco saiu com sua bateria fantasiada de “Marrentinho”, o personagem que o amigo Bussunda criou na televisão.

O Simpatia é Quase Amor sai duas vezes no Carnaval. Desfila no sábado anterior ao carnaval e no domingo de carnaval repete a dose. Sempre saindo da Praça General Osório em direção a praia de Ipanema Sua bateria é famosa, comandada por Mestre Penha, e conta com mais de 60 ritmistas, número considerável em se tratando de um bloco.