Instagram

GIGANTES DA LIRA E O ZIRIGUIDUM SIDERAL

O Gigantes da Lira, bloco infantil da Sebastiana, desfila esse ano com o tema “2020 – Ziriguidum Sideral na Lira dos Gigantes”. Músicos, artistas e foliões formarão a constelação da Lyra, ou Lira, e levarão muita alegria às ruas de Laranjeiras.  O desfile, no dia 16 de fevereiro, começa às 9h, na Pracinha da Rua General Glicério, com artistas e banda descendo as escadarias da Escola Estadual Albert Schweitzer, o camarim dos Gigantes. Um desfile com direito a brincar com o boneco Bobo da Corte Gigante, com três metros de altura), o símbolo do bloco.

Na abertura, o abre-alas “Via Láctea” trará 20 mamães lactantes com suas “Estrelinhas da Lira” e seus bebês nos baços (em slings), uma analogia entre o corpo feminino e a Via láctea do universo sideral.

“Enquanto a Via Láctea é um sistema que acolhe todo o nosso universo e põe em equilíbrio os planetas e estrelas, o corpo da mulher é um sistema que reproduz, acolhe e alimenta”, compara Yeda Dantas,  diretora geral do bloco desde sua criação, em 1999. Num espaço inicial repleto de descobertas, erros e aprendizados, as mamães chamam a atenção para a importância do aleitamento materno, com figurinos que trazem o firmamento em suas capas mágicas.

Na trupe circense do Gigantes, a marca do bloco, os conhecidos, e divertidos, palhaços que, em 2020, surgem brincando com  balões que simulam os planetas junto com astronautas, extraterrestres,  seres imaginários e gigantes sobre pernas de paus, criação e coordenação artística de Yeda Dantas em parceria com a cenógrafa Susana Lacevitz.

O mestre-sala na perna de pau virá como o Rei Sol, acompanhado da porta-bandeira vestida como a iluminada Lua. Os integrantes da banda aparecem vestidos com camiseta do ano e máscaras de ETs. O Dr. Giramundo, palhaço símbolo do bloco, personificado por Yeda Dantas, virá brincando com o planeta Terra.

A proposta do Ziriguidum Sideral, é levar às ruas a ideia dos componentes do universo e quer transformar o carnaval numa grande viagem espacial, transformando a todos na constelação da Lira, ou Lyra, uma das estrelas mais brilhantes mapeadas no céu do imaginário da sua avenida, a Rua General Glicério.

Na descida da Rua General Cristóvão Barcelos, o bloco faz a tradicional serenata com a música “Carinhoso”, de Pixinguinha, dedicada à D. Elizabeth(in memorian), representada por uma boneca articulada, réplica fiel e em tamanho natural de sua “Musa Anciã”, uma senhorinha solitária, que curtia a passagem do bloco em sua janela nos seus últimos anos de vida.

Os pequenos e grandes foliões poderão curtir as marchinhas carnavalescas com a Banda Gigantes de batuques e metais, além de um repertório escolhido pelos maestros Edimar Lima e Wanderley Fernandes.