Instagram

SEBASTIANA E SIMPATIA AGRADECEM

O Simpatia é Quase Amor e a Sebastiana agradecem aos moradores e comerciantes de Ipanema, ao Ministério Público e ao 23º Batalhão de Polícia Militar, que se manifestaram de forma contrária à decisão que o prefeito havia tomado sobre a mudança de horário dos desfiles do Simpatia. A consulta pública realizada mostrou que 75% dos moradores e 99% dos comerciantes entendem que os blocos são manifestações tradicionais do carnaval carioca e que devem ser mantidos como tais, em seus desfiles que contabilizam 36 anos.
Não é a primeira vez que o Simpatia é ameaçado por governos contrários a manifestações de ruas. O bloco surgiu em meio à luta pela redemocratização do país, enfrentou as forças contrárias à liberdade de expressão e, este ano, reitera que vai para a rua mais uma vez celebrar o amor, a alegria, o samba e a amizade.
Todo esse desgaste para a imagem da cidade e do carnaval de rua poderia ter sido evitado se tivéssemos sido chamados ao diálogo e envolvidos na decisão. Desde maio de 2019 a sociedade civil, os blocos, os órgãos públicos e instituições ligadas ao carnaval vêm trabalhando em conjunto num processo democrático de políticas públicas mediado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.
Reforçamos que lutaremos sempre para reforçar a liberdade, a pluralidade cultural, as diferenças entre as pessoas e a tolerância, valores tão caros a todos nós que amamos o carnaval, a mais bonita das festas e importante manifestação cultural popular.
A cidade deu sua resposta.
Evoé!

Simpatia é Quase Amor e Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro)