Instagram

Desenrolando a Serpentina

A Sebastiana realiza uma vez por ano, entre setembro e novembro, o seminário “Desenrolando a Serpentina”. O projeto já foi realizado no Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB e Teatro Tom Jobim, Planetário do Rio e procurar recriar o ambiente cultural e lúdico da rua, tanto nos debates quanto na cenografia. O seminário é aberto a todos, tanto os debates quanto a programação artística, e tem o apoio da Empresa Brasileira de Turismo – Riotur e da Globo.

Objetivo: promover a reflexão e o debate de questões importantes ligadas ao Carnaval de rua entre os agentes representativos – organizadores de blocos, associações comerciais e de moradores, formadores de opinião e jornalistas, agentes do poder público, gestores de patrocínios, alunos e pesquisadores.

Temas debatidos: direito à cidade, direito de ir e vir, políticas para a cultura popular, carnaval e democracia, formas de controle do poder público, lixo e sustentabilidade, mobilidade urbana, impacto dos blocos nos bairros, pluralidade de ritmos, conceitos sobre o carnaval de rua, disputa de significados, economia criativa, cobertura da mídia, o fenômeno do crescimento, mercantilização, o lugar do patrocínio, representações do carnaval de rua, evolução e desafios futuro já foram amplamente debatidos. A cada ano, um novo conjunto de temas é pensado por um grupo consultor, contemplando os principais problemas, desafios, crescimento e tendências.

Participantes das mesas de debates: pensadores, pesquisadores, gestores públicos e privados, jornalistas e artistas como Manoel Fernandes da Nóbrega, Amir Haddad, Claudia Leitão, Beatriz Jaguaribe, Jailson Silva, Flavia Oliveira, Ramiro Alves, Haroldo Costa, Milton Cunha, Rosa Araújo, Bernardo Vilhena, João Pimentel, Pedro Luis, Jards Macalé, Ilana Strozemberg, Leo Morel, Jean Phillipe, Pepe Jordão, e muitos outros.

Shows, exposições e cultura: além dos debates, o “Desenrolando a Serpentina” conta também com uma programação cultural, com apresentação de blocos, exposições de fotografia, mostras de filmes, shows e rodas de samba, além de bar. A agenda cultural é totalmente gratuita.

galeria

clique na foto para ampliar