O bloco Imprensa Que Eu Gamo foi criado em novembro de 1995, por um grupo de mais de 30 jornalistas cariocas que frequentavam o Mercadinho São José, em Laranjeiras. O bloco surgiu no dia em que foi realizada a Caminhada pela Paz, a partir de um encontro de jornalistas que tinham participado da cobertura do evento e que se encontraram para o chope da saideira das suas redações. A ideia era criar um bloco pré-carnavalesco para que os jornalistas pudessem brincar o carnaval, já que a maioria trabalhava na cobertura dos desfiles oficiais da Sapucaí. Além disso, havia o desejo de trazer para a rua a sátira e as mazelas da profissão, além do cotidiano do noticiário da cidade e do país, de forma a transformar tudo em uma brincadeira carnavalesca.
O primeiro samba do bloco nasceu nesse mesmo dia, ali na mesa do Mercadinho, composto pelo jornalista Marceu Vieira. Chamava RIO CIDADE COM A NET DE CARONA e fazia uma sátira ao então prefeito Cesar Maia, ao projeto Rio Cidade e aos buracos nas calçadas pela implantação da recém-chegada tevê a cabo, a NET.
O bloco desfilou pela primeira vez no carnaval de 1996, acompanhado pela bateria da Mangueira e tendo como padrinho o bloco Simpatia é quase amor. O trajeto sempre esteve ligado ao bairro de Laranjeiras, percorrendo o que era o caminho etílico dos jornalistas daquele período, que saiam dos jornais e se encontravam nos bares do bairro. O bloco começou com um percurso que ia do Mercadinho São José ao Lamas, mas depois precisou mudar o trajeto, dado o crescimento do seu público, que é da ordem de cerca de 20 mil pessoas. Todos os anos, um chargista, cartunista ou artista visual é convidado a criar a camiseta do bloco, que já contou com nomes importantes. As camisetas e sambas do bloco são sua marca registrada, pois contam a história da cidade, através de seus temas e de suas letras. Alguns dos autores que assinam a camiseta do Imprensa nesses anos: Ique, Aroeira, Ziraldo, Lan, Miguel Paiva, Veríssimo, Chico Caruso, PauloCaruso, Cássio Loredano, Rico Lins, Maraca, BarbaraTércia, Mariana Massarani, Jaguar, Claudio Duarte, Livia Martins, Cruz, Rose Vermelho e Lula Palomanes.
Quer saber mais sobre a Sebastiana? Novidades, sugestões, críticas, patrocínios, imprensa? Mande uma mensagem nós!
Desenvolvido por Pinzon17