Superbacana

Informações
do desfile

O Bloco Superbacana reúne toda a riqueza e diversidade das músicas da Tropicália. Imagine Caetano, Gil, Os Mutantes, Tom Zé, Gal e Jorge Ben Jor reunidos no carnaval de rua do Rio de Janeiro. Essa é a ideia do Bloco Superbacana, uma homenagem a esse movimento cultural brasileiro revolucionário em diversos aspectos (musicais, estéticos, comportamentais etc.).

Idealizado pelo músico, compositor e produtor Dida Mello, o Bloco Superbacana estreou nos palcos em 2016, sendo contemplado no ano seguinte no edital do Espaço Cultural BNDES e já se apresentando em espaços como Festival CasaBloco Festival de Primavera PUC RIO (abrindo o show de Gilberto Gil), Teatro Rival, Teatro Odisseia, SESC Copacabana, Solar de Botafogo, Casarão Floresta, FLIST, HUB RJ e Galpão Gamboa, além da abertura da exposição Tropicália 50 anos na UNIRIO e dos Programas “Cena Musical” e “Sem Censura” da TV Brasil, “Vem com a gente” da Band, “Mesa pra dois” da Nova Brasil FM e “De bloco em bloco” da Rádio Roquette Pinto.

Em 2023, no primeiro carnaval como membro da Sebastiana, o tema não poderia ser outro, senão homenagear a divina e maravilhosa Gal Costa. Foi doce, foi bárbaro, foi um barato total dar um rolê nesse CarnaGal. Em 2024 foi a vez de reverenciar a mutante rainha do rock, Rita Lee. O nosso CarnavaLEEzando foi uma linda refestança em homenagem a essa gigante da música brasileira. O repertório contou com músicas importantes dessas duas grandes artistas, abarcando diferentes fases de suas carreiras

No repertório também tem Novos Baianos, Secos e Molhados, Nação Zumbi, BaianaSystem, entre outros clássicos da MPB, em versões animadas e em ritmos como marchinha, samba, xote, maracatu, funk, ijexá, samba-reggae etc., inclusive com algumas surpresas para o público. Para aproximar as sonoridades tropicalistas com o carnaval carioca misturamos as percussões de baterias de blocos tradicionais com guitarras, baixo, teclado, violão, eletrônica e o que mais estiver disponível.