Instagram

Carnaval Limpo

Em 2008, preocupada com o impacto do lixo gerado pelos desfiles nas ruas dos bairros, a Sebastiana criou uma ação de sustentabilidade chamada “Carnaval Limpo”, para coleta de material reciclável (latas de alumínio, pet, papel e vidro) nos 14 desfiles dos 12 blocos da Associação.

O projeto foi desenvolvido inicialmente com o apoio da Brasil / S (Soluções em Sustentabildiade) e de diversas cooperativas, sob a coordenação da Federação Brasileira de Catadores de Material Reciclável – Febracom. A partir de 2012, o trabalho passou a ser coordenado pela ONG Doe Seu Lixo.

São contratados cerca 400 profissionais treinados pela Doe Seu Lixo, entre coletores, equipes de triagem, motoristas, líderes de operação, coordenadores e gerência operacional. O trabalho tem início sempre com o desfile do bloco Imprensa que eu Gamo, em Laranjeiras, 15 dias antes do Carnaval, e termina na Terça-Feira Gorda, com o desfile do Meu Bem Volto Já, no Leme.

A operação conta com uma estrutura de carrinhos para carregar as bags (bolsas de coleta) durante os trajetos dos blocos, o que facilita a movimentação dos catadores entre os foliões, além de “bombonas”, um tipo de latão próprio para armazenamento de vidro, minimizando os riscos de acidentes durante a coleta e transporte do material. Os catadores, ou agentes de coleta, usam uniformes com camisa, bermuda, luva e boné.

Todo o resíduo coletado durante a passagem dos blocos é transportado por caminhões fechados munidos de sistema de rastreamento (GPS) para a Usina de Triagem e Reciclagem (UTR-RJ) do Instituto Doe Seu Lixo, no bairro do Santo Cristo. De lá, seguem para venda.

Além da geração de renda com a comercialização, os agentes de coleta também receberão diárias remuneradas, auxílio alimentação e transporte.

Relatórios de impacto ambiental

Todos os anos são gerados relatórios parciais por blocos, relatórios finais de volume e relatórios de impacto ambiental mitigados com a coleta e destinação adequada dos resíduos, permitindo contabilizar os benefícios ambientais da ação, além de quantificar a neutralização de CO2 durante o processo. A metodologia para geração desses relatórios foi desenvolvida pelo Instituto Doe Seu Lixo em parceria com a COPPE/UFRJ.

Para a Sebastiana, a parceria significa uma oportunidade de mobilizar diversos setores da sociedade, não só durante o período do Carnaval, para o tema reciclagem e coleta seletiva. 

“Entendemos que é responsabilidade dos blocos ajudar na limpeza das ruas depois dos seus desfiles. Queremos fazer a nossa parte, dando maior auxílio a órgãos como a Comlurb, e também conscientizando os foliões. É uma grande oportunidade de ajudarmos a criar o hábito da reciclagem e despertar a consciência da cidade sobre o lixo produzido nos grandes eventos”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana.

A ação Carnaval Limpo é uma realização da Sebastiana e conta com a parceria da Globo.

Carnaval Limpo em números:

12 blocos
14 desfiles
400 agentes de coleta
550 diárias pagas
1 milhão de foliões nos blocos da Sebastiana
14 toneladas de material reciclável coletado

galeria

clique na foto para ampliar